Para se ter uma pele saudável, bonita e macia, a esfoliação corporal é essencial já que remove as células mortas/secas, melhora a circulação sanguínea e ainda é eficaz contra a celulite.
A esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granulada com creme ou óleo, que é esfregado em todo o corpo. Após essa esfoliação, é recomendado o uso de protetor solar e hidratantes.
Antes de sair por aí passando qualquer esfoliante no rosto, devemos ter cuidado, já que o esfoliante para o corpo, possui grânulos maiores do que para o rosto, que são feitos com grânulos mais "delicados".
* Tipos de esfoliantes:
 - Sal e óleo essenciais: é um dos mais populares dos esfoliantes, recorre ao sal granulado e diversos tipos de óleos essenciais para a pele.
 - Açúcar: frequentemente utilizado devido ao seu aspecto granulado e ao fato de combinar com cremes e óleos.
- Plantas: as plantas medicinais, como a lavanda, gengibre, alecrim, são cada vez mais utilizadas na esfoliação corporal por se adaptarem a vários tipos de pele.
 - Alimentos: os alimentos já ganharam lugar em diversos spas por possuírem diversas propriedade nutritivas e hidratantes. Porque não fazer uma esfoliação à base de chocolate, laranja, sementes, mel e leite.
* Principais benefícios:
 - Minimiza a celulite;
 - Estimula a produção de colágeno;
 - Melhora a circulação sanguínea;
 - Afina a pele para uma melhor penetração dos princípios ativos dos cosméticos;
 - Retira as células mortas promovendo a renovação celular;
 - Contribui para o melhoramento da tonalidade natural da pele;
 - Prepara o corpo para verão, para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme;
 - Auxilia na remoção de toxinas do corpo.
* Esfoliante ideal para a sua pele
 - Pele oleosa: para quem tem peles oleosas, o abacaxi é o ótimo, além de diminuir a oleosidade, ele também deixa a pele mais clara. Podendo ser feita a esfoliação uma vez por semana.
 - Pele seca: os benefícios da esfoliação, para quem tem pele seca, vão além da renovação celular: ela deixa a pele preparada para receber o hidratante e ajuda numa melhor absorção do produto. Podendo ser feita a esfoliação a cada 15 dias.
 - Pele sensível: para quem tem pele sensível, deve-se passar delicadamente o esfoliante no rosto, para não agredi-lo e acabar causando problemas, e se você tem rosáceas, a pele rosada e normalmente com as bochechas avermelhadas, é melhor evitar a esfoliação. E antes de comprar o produto, observar se ele possui granulados menos abrasivos. Para esse tipo de pele, fazer um espaço maior entre as esfoliações.

E lembrando, logo após a esfoliação é importante realizar uma boa hidratação.

Vocês costumam fazer o uso de esfoliantes? Eu sempre que não estou com aquela preguicinha, estou usando e abusando deles. Logo, logo trarei um post falando dos esfoliantes que já usei e recomendo. Aguardem!

4 comentários:

  1. Eu não costumo usar não, mas de vez em quando deixo a preguiça de lado e uso...
    Gostei muito do post, tudo resumido e bem explicadinho
    Abraços

    www.poisoncolored.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog, nunca tinha pensado nisso, muito bem explicado. bjs

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog